Preparamos uma planilha para os nossos seguidores! Com ela você poderá organizar seus gastos, definir seus objetivos e iniciar um plano para atingi-los!

Ela tambem irá te ajudar a identificar os gastos não essenciais e reduzi-los ou até mesmo eliminá-los. Isso é extremamente importante para definir o que realmente importa para você e melhorar sua forma de consumo.

Lembre-se: O que é essencial para uma pessoa não necessariamente é para outra!


Como utilizar a planilha?

Na aba “Planilha Orçamentária” você irá fazer todo o lançamento das receitas e dos gastos mensais!

A planilha é dividida basicamente em 4 partes:

  • Receitas
  • Despesas Fixas (Aquelas que ocorrem todos os meses ou com certa periodicidade)
  • Despesas Variáveis/Temporárias
  • Reservas

Você poderá alterar o nome de todas as linhas e inclusive inserir linhas nas categorias. Lembre-se de sempre o fazer acima da linha “outros” para não bagunçar as fórmulas e manter a planilha adequada a sua realidade.

Receitas

Aqui você irá lançar todas as receitas que aconteceram no mês: salário, aluguéis, pensões, vendas, entre outros.

A linha “Transferências” é somente para acompanhamento e não é somada ao total da receita porque não representa efetivamente uma receita e sim uma movimentação.

Despesas

Todos temos gastos essenciais e não essenciais e, por esse motivo, há na planilha um local para você refletir sobre cada gasto e definí-lo como essencial ou não! Essa é uma ferramenta valiosa de análise, especialmente em momentos desafiadores. Ela permitirá que você entenda quanto do seu dinheiro está sendo utilizado para coisas que não são tão importantes e imediatamente saber quais gastos cortar.

Saiba que muitos dos gastos essenciais para você podem ser reduzidos/renegociados como, por exemplo, o plano de internet que pode ser renegociado com sua operadora ou trocado por outro que melhor atenda as suas necessidades. Reduzir o consumo de energia elétrica é outra dica possível!

Os gastos em vermelho são previsões, ou seja, gastos que ainda não foram consolidados e servem como parâmetro para você definir o quanto irá gastar em cada categoria e, dessa forma, planejar seus gastos para os meses seguintes! Costumo utilizar, no mínimo, a média dos 3 meses anteriores para realizar essa projeção / planejamento!

Minha sugestão é que você atualize a planilha semanalmente e não esqueça de anotar os gastos em dinheiro (bloco de notas, papel, aplicativo ou da forma que preferir).

Reservas

Essa área é dedicada ao acompanhamento de suas reservas!
O “montante investido no mês” representa a soma dos investimentos de médio e longo prazo e os investimentos de curto prazo.

Para a reserva de emergência é considerado o valor inserido na linha de “investimentos de curto prazo” e a meta da reserva de emergência está calculada em “Quanto falta para a reserva de emergência?” considerando 6 vezes o seu gasto mensal. Você pode aumentar (6 meses é o mínimo recomendado) esse valor alterando a fórmula se assim desejar.

Relatórios

A aba “Relatórios” busca os dados automaticamente da “Planilha Orçamentária” e te ajuda, de forma gráfica, a visualizar e entender o seu padrão de consumo. Basta selecionar o mês desejado ao topo e todos os relatórios serão atualizados automaticamente!